terça-feira, abril 12, 2011


Educação Infantil

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A educação infantil é realmente importante? Por que a criança de zero a seis anos só faz brincar?


Julho 16th, 2008 de admin

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. O investimento feito na criança de até 6 anos gera lucro para o país porque previne a reprovação e a evasão e resulta na formação de cidadãos mais éticos. Regina de Assis, relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil nos afirma que toda criança que receber uma boa formação antes dos 6 anos dificilmente fracassará no Ensino Fundamental. Países e pais que cuidam da educação de suas crianças desde a sua idade mais tenra viabilizam seu futuro.
James Heckman, o Nobel de Economia, e Flávio Cunha (FGV), também nos brindam com suas mais recentes descobertas sobre a importância da educação na primeira infância. Elas demonstram que crianças que tiveram a oportunidade de freqüentar o equivalente a creches e pré-escolas apresentaram na idade adulta renda mais alta e probabilidades mais baixas de prisão, gravidez precoce ou dependência a programas de transferência de renda do Estado no futuro. Ou seja, acaba sendo mais produtivo, do ponto de vista social e fiscal, prevenir do que remediar, investindo desde a primeira infância. A educação nesta primeira fase da vida constitui o verdadeiro custo de oportunidade social – qual seja a oportunidade de investimento com maior retorno social disponível. E mais: quanto menor for a idade da criança objeto do investimento educacional recebido, mais alto será o retorno percebido.
Por muito tempo a educação infantil foi conduzida por ordens religiosas e tinha o caráter unicamente assistencialista, voltado para atender crianças “desassistidas” e/ou sem família. Com a Lei de Diretrizes e Bases e a elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil publicado pelo MEC/1998, podemos afirmar que fizemos progressos, mas ainda temos muito a conquistar.
A criança, nos primeiros anos de vida, necessita também, além de cuidados e de um ambiente de
qualidade, de aprendizagens significativas para se desenvolverem integralmente e alcançarem suas potencialidades individuais.
Brincar é coisa séria! Brincar é a forma privilegiada de conhecer, compreender e explorar o mundo. Quando brincam as crianças estimulam os sentidos, aprendem a usar os músculos, coordenam o que vêem com o que fazem, adquirem domínio voluntário sobre seus corpos, direcionam seus pensamentos e lidam com suas emoções, adquirem novas habilidades, tornam-se proficientes na língua, exercitam a criatividade, exploram diferentes papéis e, ao dramatizar situações da vida real, aprendem a gerenciar a complexidade de seu papel histórico e a tomar decisões com confiança e auto-estima. Por isso mesmo, a brincadeira nesta idade deve ser baseada em intenções pedagógicas explícitas, as quais devem ser traduzidas em intervenções docentes sistematizadas e aferidas com competência profissional.
É hora das famílias, dos educadores e dos governos destamparem seus olhos e enxergar a educação infantil no papel que realmente lhe cabe, papel este de momento crucial na formação do filho, do educando e do cidadão.
Para finalizar deixamos uma reflexão de um pensamento africano citado numa publicação da UNICEF. “O mundo que temos hoje nas mãos não nos foi dado por nossos pais; na verdade, ele foi emprestado por nossos filhos.”

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METAS



Julho 21st, 2008 by admin

AS 12 METAS DE TODOS PELA EDUCAÇÃO INFANTIL

Se todos se lembrarem destas 12 metas e se todos lutarem por elas, todos conseguirão melhorar a Educação Infantil e todos vão ganhar com isso.

1.Toda criança brincando
2.Toda criança recebendo atenção individual
3.Toda criança inserida em um ambiente aconchegante, seguro e estimulante.
4.Toda criança em contato com a natureza
5.Toda criança com higiene e saúde
6.Toda criança com uma alimentação sadia
7.Toda criança desenvolvendo sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
8.Toda criança se movimentando em espaços amplos
9.Toda criança recebendo proteção, afeto e amizade.
10.Toda criança expressando seus sentimentos
11.Toda criança recebendo uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche e pré-escola
12.Toda criança desenvolvendo sua identidade cultural, racial e religiosa.

1.TODA CRIANÇA BRINCANDO
 Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos
 Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças
 Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada
 As rotinas dos Centros de Educação Infantil são flexíveis e reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças
 As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
 Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados
 As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas
 Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos
 Os adultos também propõem brincadeiras às crianças
 Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças
 As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol
 As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular
 Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem
 Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças

2.TODA CRIANÇA RECEBENDO ATENÇÃO INDIVIDUAL
 Chamamos sempre as crianças por seu nome
 Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas
 O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança
 A criança é ouvida
 Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças
 Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída dos Centros de Educação Infantil
 Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho
 Comemoramos os aniversários de nossas crianças
 Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial
 Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-¬las ou puní-las
 Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos
 Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações
 Damos suporte às crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos
 Procuramos respeitar as variações de humor das crianças
 Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor
crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas
 Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude
 Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças
 Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-¬la à orientação especializada quando necessário

3.TODA CRIANÇA INSERIDA EM UM AMBIENTE ACONCHEGANTE, SEGURO E ESTIMULANTE.
 Arrumamos com capricho e criatividade os lugares onde as crianças passam o dia
 Nossas salas são claras, limpas e ventiladas
 Não deixamos objetos e móveis quebrados nos espaços onde as crianças ficam
 Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos
 As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas
 As crianças têm direito a lugares adequados para seu descanso e sono
 Nossos Centros de Educação Infantil demonstra seu respeito às crianças pela forma como está arrumada e conservada
 Nossos Centros de Educação Infantil sempre tem trabalhos realizados pelas crianças em exposição
 Quando fazemos reformas na creche nossa primeira preocupação é melhorar os espaços usados pelas crianças
 Quando fazemos reformas tentamos adequar a altura das janelas, os equipamentos e os espaços de circulação às necessidades de visão e locomoção das crianças
 Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas
 Procuramos tornar acolhedor o espaço que usamos para receber e conversar com as famílias
 Procuramos garantir o acesso seguro das crianças aos Centros de Educação Infantil
 Lutamos para melhorar as condições de segurança no trânsito nas proximidades dos Centros de Educação Infantil

4.TODA CRIANÇA EM CONTATO COM A NATUREZA
 Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis
 Nossas crianças têm direito ao sol
 Nossas crianças têm direito de brincar com água
 Nossas crianças têm oportunidade de brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza
 Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre
 Nossas crianças aprendem a observar, amar e preservar a natureza
 Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais
 Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas e com vidros transparentes
 Nossas crianças têm oportunidade de visitar parques, jardins e zoológicos
 Procuramos incluir as famílias na programação relativa à natureza

5.TODA CRIANÇA COM HIGIENE E SAÚDE
 Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável
 Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidades em relação à sua higiene e saúde
 Nossas crianças têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento
 O espaço externo dos Centros de Educação Infantil e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações
 Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças
 Lutamos para melhorar as condições de saneamento nas vizinhanças dos Centros de Educação Infantil
 Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças
 Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças
 Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode freqüentar o Centros de Educação Infantil
 Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro
 Procuramos orientação especializada para o caso de crianças com dificuldades físicas, psico-afetivas ou problemas de desenvolvimento
 Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo
 O cuidado com a higiene não impede a criança de brincar e se divertir
 Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e nossa higiene pessoal

6.TODA CRIANÇA COM UMA ALIMENTAÇÃO SADIA
 Preparamos os alimentos com capricho e carinho
 Nossas crianças têm direito a um ambiente tranqüilo e agradável para suas refeições
 Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades
 Permitimos que meninos e meninas participem de algumas atividades na cozinha, sempre que possível
 Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças
 Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada
 Incentivamos as crianças maiorzinhas a se alimentarem sozinhas
 A água filtrada está sempre acessível às crianças
 Incentivamos a participação das crianças na arrumação das mesas e dos utensílios, antes e após as refeições
 Nossa cozinha é limpa e asseada
 Nossa despensa é limpa, arejada e organizada
 Valorizamos o momento da mamadeira, segurando no colo os bebês e demonstrando carinho para com eles
 Ajudamos os pequenos na transição da mamadeira para a colher e o copo
 Procuramos sempre incluir alimentos frescos nos cardápios
 Procuramos manter uma horta, mesmo pequena, para que as crianças aprendam a plantar e cuidar das verduras
 As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas

7.TODA CRIANÇA DESENVOLVENDO SUA CURIOSIDADE, IMAGINAÇÃO E CAPACIDADE DE EXPRESSÃO.
 Nossas crianças têm direito de aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza
 Valorizamos nossas crianças quando tentam expressar seus pensamentos, fantasias e lembranças
 Nossas crianças têm oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos
 Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches
 Nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila
 Nossas crianças têm direito de ouvir e contar histórias
 Nossas crianças têm direito de cantar e dançar
 Nossas crianças têm livre acesso a livros de história, mesmo quando ainda não sabem ler
 Procuramos não deixar as perguntas das crianças sem resposta
 Quando não sabemos explicar alguma coisa para as crianças, sempre que possível procuramos buscar informações adequadas e trazê-las posteriormente para elas
 Sempre ajudamos as crianças em suas tentativas de compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta
 Não reprimimos a curiosidade das crianças pelo seu corpo
 Não reprimimos a curiosidade sexual das crianças
 Bebês e crianças bem pequenas aproveitam a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências
 Crianças maiores aprendem muito observando e ajudando a cuidar de bebês e crianças pequenas
 Não deixamos nossas crianças assistindo televisão por longos períodos
 As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças

8.TODA CRIANÇA SE MOVIMENTANDO EM ESPAÇOS AMPLOS
 Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades
 Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol
 Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos
 Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre
 Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera
 Os bebês não são esquecidos no berço
 Os bebês têm direito de engatinhar
 Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos
 As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço e/ou cercadinho
 Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias de chuva
 Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos
 Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades ao ar livre com as crianças

9.TODA CRIANÇA RECEBENDO PROTEÇÃO, AFETO E AMIZADE.
 Nossas crianças sabem que são queridas quando percebem que suas famílias são bem-vindas e respeitadas no Centro de Educação Infantil
 Nosso Centro de Educação Infantil respeita as amizades infantis
 Nosso Centro de Educação Infantil valoriza a cooperação e a ajuda entre adultos e crianças
 Nossas crianças encontram conforto e apoio nos adultos sempre que precisam
 Procuramos entender porque a criança está triste ou chorando
 Procuramos ajudar as pessoas da equipe quando enfrentam problemas pessoais sérios
 Procuramos não interromper bruscamente as atividades das crianças
 Evitamos situações em que as crianças se sintam excluídas
 Evitamos comentar assuntos relacionados com as crianças e seus familiares na presença delas
 Nossas crianças, mesmo quando brincam autonomamente, não ficam sem a proteção e o cuidado dos adultos
 Conversamos e brincamos com os bebês quando estão acordados
 Nossas crianças recebem atenção quando nos pedem ou perguntam alguma coisa
 Procuramos proteger as crianças de eventuais agressões dos colegas
 Ajudamos as crianças a desenvolver seu auto-controle e aprender a lidar com limites para seus impulsos e desejos
 Explicamos as crianças os motivos para comportamentos e condutas que não são aceitos no Centro de Educação Infantil
 Nunca deixamos de procurar entender e tomar providências quando nossas crianças aparecem no Centro de Educação Infantil machucadas e amedrontadas

10.TODA CRIANÇA EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS
 Nossas crianças têm direito à alegria e à felicidade
 Nossos meninos e meninas têm direito a expressar tristeza e frustração
 Procuramos ensinar meninos e meninas como expressar e lidar com seus sentimentos e impulsos
 Procuramos sempre enfrentar as reações emocionais das crianças com carinho e compreensão
 Procuramos sempre entender as reações das crianças e buscar orientação para enfrentar situações de conflito
 O bem-estar físico e psicológico das crianças é um de nossos objetivos principais
 Ajudamos as crianças a desenvolver sua autonomia
 Sempre conversamos com as crianças sobre suas experiências em casa e no bairro
 Nossas crianças podem, sempre que querem, procurar e ficar perto de seus irmãozinhos que também estão no Centro de Educação Infantil
 Nossas crianças expressam seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatizações
 A manifestação de preconceitos de raça, sexo ou religião nos mobiliza para que procuremos incentivar atitudes e comportamentos mais igualitários no Centro de Educação Infantil.

11.TODA CRIANÇA RECEBENDO UMA ESPECIAL ATENÇÃO DURANTE SEU PERÍODO DE ADAPTAÇÃO À CRECHE E PRÉ-ESCOLA
 As crianças recebem nossa atenção individual quando começam a freqüentar o Centro de Educação Infantil
 As mães e os pais recebem uma atenção especial para ganhar confiança e familiaridade com o Centro de Educação Infantil
 Nossas crianças têm direito à presença de um de seus familiares no Centro de Educação Infantil durante seu período de adaptação
 Nosso planejamento reconhece que o período de adaptação é um momento muito especial para cada criança, sua família e seus educadores
 Nosso planejamento é flexível quanto a rotinas e horários para as crianças em período de adaptação
 Nossas crianças têm direito de trazer um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação ao Centro de Educação Infantil: uma boneca, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro
 Criamos condições para que os irmãozinhos maiores que já estão no Centro de Educação Infantil ajudem os menores em sua adaptação à creche
 As mães e os pais são sempre bem-vindos ao Centro de Educação Infantil
 Reconhecemos que uma conversa aberta e franca com as mães e os pais é o melhor caminho para superar as dificuldades do período de adaptação
 Observamos com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação
 Nunca deixamos crianças inseguras, assustadas, chorando ou apáticas, sem atenção e carinho
 Nossas crianças têm direito a um cuidado especial com sua alimentação durante o período de adaptação
 Observamos com cuidado a saúde dos bebês durante o período de adaptação

12.TODA CRIANÇA DESENVOLVENDO SUA IDENTIDADE CULTURAL, RACIAL E RELIGIOSA.
 Nossas crianças têm direito a desenvolver sua auto-estima
 Meninos e meninas têm os mesmos direitos e deveres
 Nossas crianças, negras e brancas, aprendem a gostar de seu corpo e de sua aparência
 Respeitamos crenças e costumes religiosos diversos dos nossos
 Nossas crianças não são discriminadas devido ao estado civil ou à profissão de seus pais
 A creche é um espaço de criação e expressão cultural das crianças, das famílias e da comunidade
 Nossas crianças, de todas as idades, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira: carnaval, festas juninas, natal, datas especiais de nossa história
 Nossas crianças visitam locais significativos de nossa cidade, sempre que possível: parques, museus, jardim zoológico, exposições
 Nossas crianças visitam locais significativos do bairro, sempre que possível: a padaria, uma oficina, a praça, o corpo de bombeiros, um quintal
 Estimulamos os pais a participar ativamente de eventos e atividades no Centro de Educação Infantil

Organizado por Fúlvia Rosemberg e Maria Malta Campos (1995). Adaptado por Luciana Fiel (2008).


EDUCAÇÃO INFANTIL


O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.
A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência. O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência sugerem-se algumas dicas de como proceder no mundo infantil:
• Buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança; • No período em que a criança estiver no Jardim de Infância, passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, apesar de estar passando por um processo de educação e aprendizagem, não se sinta educada formalmente.
• Criar hábitos de correção com suavidade e fineza.
• Ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade.
• Preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização.
• Observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser
eliminado.
• Ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, porém busque a melhor forma de realizar, fazendo com que a criança tenha consciência do erro. Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola



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