A educação infantil é realmente importante? Por que a criança de zero a seis anos só faz brincar?
Julho 16th, 2008 de admin
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. O investimento feito na criança de até 6 anos gera lucro para o país porque previne a reprovação e a evasão e resulta na formação de cidadãos mais éticos. Regina de Assis, relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil nos afirma que toda criança que receber uma boa formação antes dos 6 anos dificilmente fracassará no Ensino Fundamental. Países e pais que cuidam da educação de suas crianças desde a sua idade mais tenra viabilizam seu futuro.
James Heckman, o Nobel de Economia, e Flávio Cunha (FGV), também nos brindam com suas mais recentes descobertas sobre a importância da educação na primeira infância. Elas demonstram que crianças que tiveram a oportunidade de freqüentar o equivalente a creches e pré-escolas apresentaram na idade adulta renda mais alta e probabilidades mais baixas de prisão, gravidez precoce ou dependência a programas de transferência de renda do Estado no futuro. Ou seja, acaba sendo mais produtivo, do ponto de vista social e fiscal, prevenir do que remediar, investindo desde a primeira infância. A educação nesta primeira fase da vida constitui o verdadeiro custo de oportunidade social – qual seja a oportunidade de investimento com maior retorno social disponível. E mais: quanto menor for a idade da criança objeto do investimento educacional recebido, mais alto será o retorno percebido.
Por muito tempo a educação infantil foi conduzida por ordens religiosas e tinha o caráter unicamente assistencialista, voltado para atender crianças “desassistidas” e/ou sem família. Com a Lei de Diretrizes e Bases e a elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil publicado pelo MEC/1998, podemos afirmar que fizemos progressos, mas ainda temos muito a conquistar.
A criança, nos primeiros anos de vida, necessita também, além de cuidados e de um ambiente de qualidade, de aprendizagens significativas para se desenvolverem integralmente e alcançarem suas potencialidades individuais.
Brincar é coisa séria! Brincar é a forma privilegiada de conhecer, compreender e explorar o mundo. Quando brincam as crianças estimulam os sentidos, aprendem a usar os músculos, coordenam o que vêem com o que fazem, adquirem domínio voluntário sobre seus corpos, direcionam seus pensamentos e lidam com suas emoções, adquirem novas habilidades, tornam-se proficientes na língua, exercitam a criatividade, exploram diferentes papéis e, ao dramatizar situações da vida real, aprendem a gerenciar a complexidade de seu papel histórico e a tomar decisões com confiança e auto-estima. Por isso mesmo, a brincadeira nesta idade deve ser baseada em intenções pedagógicas explícitas, as quais devem ser traduzidas em intervenções docentes sistematizadas e aferidas com competência profissional.
É hora das famílias, dos educadores e dos governos destamparem seus olhos e enxergar a educação infantil no papel que realmente lhe cabe, papel este de momento crucial na formação do filho, do educando e do cidadão.
Para finalizar deixamos uma reflexão de um pensamento africano citado numa publicação da UNICEF. “O mundo que temos hoje nas mãos não nos foi dado por nossos pais; na verdade, ele foi emprestado por nossos filhos.”
James Heckman, o Nobel de Economia, e Flávio Cunha (FGV), também nos brindam com suas mais recentes descobertas sobre a importância da educação na primeira infância. Elas demonstram que crianças que tiveram a oportunidade de freqüentar o equivalente a creches e pré-escolas apresentaram na idade adulta renda mais alta e probabilidades mais baixas de prisão, gravidez precoce ou dependência a programas de transferência de renda do Estado no futuro. Ou seja, acaba sendo mais produtivo, do ponto de vista social e fiscal, prevenir do que remediar, investindo desde a primeira infância. A educação nesta primeira fase da vida constitui o verdadeiro custo de oportunidade social – qual seja a oportunidade de investimento com maior retorno social disponível. E mais: quanto menor for a idade da criança objeto do investimento educacional recebido, mais alto será o retorno percebido.
Por muito tempo a educação infantil foi conduzida por ordens religiosas e tinha o caráter unicamente assistencialista, voltado para atender crianças “desassistidas” e/ou sem família. Com a Lei de Diretrizes e Bases e a elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil publicado pelo MEC/1998, podemos afirmar que fizemos progressos, mas ainda temos muito a conquistar.
A criança, nos primeiros anos de vida, necessita também, além de cuidados e de um ambiente de qualidade, de aprendizagens significativas para se desenvolverem integralmente e alcançarem suas potencialidades individuais.
Brincar é coisa séria! Brincar é a forma privilegiada de conhecer, compreender e explorar o mundo. Quando brincam as crianças estimulam os sentidos, aprendem a usar os músculos, coordenam o que vêem com o que fazem, adquirem domínio voluntário sobre seus corpos, direcionam seus pensamentos e lidam com suas emoções, adquirem novas habilidades, tornam-se proficientes na língua, exercitam a criatividade, exploram diferentes papéis e, ao dramatizar situações da vida real, aprendem a gerenciar a complexidade de seu papel histórico e a tomar decisões com confiança e auto-estima. Por isso mesmo, a brincadeira nesta idade deve ser baseada em intenções pedagógicas explícitas, as quais devem ser traduzidas em intervenções docentes sistematizadas e aferidas com competência profissional.
É hora das famílias, dos educadores e dos governos destamparem seus olhos e enxergar a educação infantil no papel que realmente lhe cabe, papel este de momento crucial na formação do filho, do educando e do cidadão.
Para finalizar deixamos uma reflexão de um pensamento africano citado numa publicação da UNICEF. “O mundo que temos hoje nas mãos não nos foi dado por nossos pais; na verdade, ele foi emprestado por nossos filhos.”
Saiba Mais: Políticas Públicas em Educação Infantil. Curso à distância Centro Educacional A Ciranda. Unidade Formação Continuada. www.ctaciranda.com.br
METAS
Julho 21st, 2008 by admin
AS 12 METAS DE TODOS PELA EDUCAÇÃO INFANTIL
Se todos se lembrarem destas 12 metas e se todos lutarem por elas, todos conseguirão melhorar a Educação Infantil e todos vão ganhar com isso.
1.Toda criança brincando
2.Toda criança recebendo atenção individual
3.Toda criança inserida em um ambiente aconchegante, seguro e estimulante.
4.Toda criança em contato com a natureza
5.Toda criança com higiene e saúde
6.Toda criança com uma alimentação sadia
7.Toda criança desenvolvendo sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
8.Toda criança se movimentando em espaços amplos
9.Toda criança recebendo proteção, afeto e amizade.
10.Toda criança expressando seus sentimentos
11.Toda criança recebendo uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche e pré-escola
12.Toda criança desenvolvendo sua identidade cultural, racial e religiosa.
2.Toda criança recebendo atenção individual
3.Toda criança inserida em um ambiente aconchegante, seguro e estimulante.
4.Toda criança em contato com a natureza
5.Toda criança com higiene e saúde
6.Toda criança com uma alimentação sadia
7.Toda criança desenvolvendo sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
8.Toda criança se movimentando em espaços amplos
9.Toda criança recebendo proteção, afeto e amizade.
10.Toda criança expressando seus sentimentos
11.Toda criança recebendo uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche e pré-escola
12.Toda criança desenvolvendo sua identidade cultural, racial e religiosa.
1.TODA CRIANÇA BRINCANDO
Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos
Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças
Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada
As rotinas dos Centros de Educação Infantil são flexíveis e reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças
As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados
As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas
Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos
Os adultos também propõem brincadeiras às crianças
Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças
As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol
As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular
Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem
Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças
Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos
Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças
Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada
As rotinas dos Centros de Educação Infantil são flexíveis e reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças
As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados
As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas
Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos
Os adultos também propõem brincadeiras às crianças
Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças
As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol
As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular
Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem
Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças
2.TODA CRIANÇA RECEBENDO ATENÇÃO INDIVIDUAL
Chamamos sempre as crianças por seu nome
Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas
O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança
A criança é ouvida
Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças
Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída dos Centros de Educação Infantil
Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho
Comemoramos os aniversários de nossas crianças
Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial
Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-¬las ou puní-las
Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos
Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações
Damos suporte às crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos
Procuramos respeitar as variações de humor das crianças
Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor
crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas
Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude
Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças
Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-¬la à orientação especializada quando necessário
Chamamos sempre as crianças por seu nome
Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas
O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança
A criança é ouvida
Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças
Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída dos Centros de Educação Infantil
Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho
Comemoramos os aniversários de nossas crianças
Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial
Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-¬las ou puní-las
Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos
Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações
Damos suporte às crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos
Procuramos respeitar as variações de humor das crianças
Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor
crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas
Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude
Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças
Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-¬la à orientação especializada quando necessário
3.TODA CRIANÇA INSERIDA EM UM AMBIENTE ACONCHEGANTE, SEGURO E ESTIMULANTE.
Arrumamos com capricho e criatividade os lugares onde as crianças passam o dia
Nossas salas são claras, limpas e ventiladas
Não deixamos objetos e móveis quebrados nos espaços onde as crianças ficam
Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos
As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas
As crianças têm direito a lugares adequados para seu descanso e sono
Nossos Centros de Educação Infantil demonstra seu respeito às crianças pela forma como está arrumada e conservada
Nossos Centros de Educação Infantil sempre tem trabalhos realizados pelas crianças em exposição
Quando fazemos reformas na creche nossa primeira preocupação é melhorar os espaços usados pelas crianças
Quando fazemos reformas tentamos adequar a altura das janelas, os equipamentos e os espaços de circulação às necessidades de visão e locomoção das crianças
Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas
Procuramos tornar acolhedor o espaço que usamos para receber e conversar com as famílias
Procuramos garantir o acesso seguro das crianças aos Centros de Educação Infantil
Lutamos para melhorar as condições de segurança no trânsito nas proximidades dos Centros de Educação Infantil
Arrumamos com capricho e criatividade os lugares onde as crianças passam o dia
Nossas salas são claras, limpas e ventiladas
Não deixamos objetos e móveis quebrados nos espaços onde as crianças ficam
Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos
As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas
As crianças têm direito a lugares adequados para seu descanso e sono
Nossos Centros de Educação Infantil demonstra seu respeito às crianças pela forma como está arrumada e conservada
Nossos Centros de Educação Infantil sempre tem trabalhos realizados pelas crianças em exposição
Quando fazemos reformas na creche nossa primeira preocupação é melhorar os espaços usados pelas crianças
Quando fazemos reformas tentamos adequar a altura das janelas, os equipamentos e os espaços de circulação às necessidades de visão e locomoção das crianças
Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas
Procuramos tornar acolhedor o espaço que usamos para receber e conversar com as famílias
Procuramos garantir o acesso seguro das crianças aos Centros de Educação Infantil
Lutamos para melhorar as condições de segurança no trânsito nas proximidades dos Centros de Educação Infantil
4.TODA CRIANÇA EM CONTATO COM A NATUREZA
Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis
Nossas crianças têm direito ao sol
Nossas crianças têm direito de brincar com água
Nossas crianças têm oportunidade de brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza
Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre
Nossas crianças aprendem a observar, amar e preservar a natureza
Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais
Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas e com vidros transparentes
Nossas crianças têm oportunidade de visitar parques, jardins e zoológicos
Procuramos incluir as famílias na programação relativa à natureza
Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis
Nossas crianças têm direito ao sol
Nossas crianças têm direito de brincar com água
Nossas crianças têm oportunidade de brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza
Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre
Nossas crianças aprendem a observar, amar e preservar a natureza
Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais
Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas e com vidros transparentes
Nossas crianças têm oportunidade de visitar parques, jardins e zoológicos
Procuramos incluir as famílias na programação relativa à natureza
5.TODA CRIANÇA COM HIGIENE E SAÚDE
Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável
Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidades em relação à sua higiene e saúde
Nossas crianças têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento
O espaço externo dos Centros de Educação Infantil e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações
Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças
Lutamos para melhorar as condições de saneamento nas vizinhanças dos Centros de Educação Infantil
Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças
Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças
Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode freqüentar o Centros de Educação Infantil
Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro
Procuramos orientação especializada para o caso de crianças com dificuldades físicas, psico-afetivas ou problemas de desenvolvimento
Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo
O cuidado com a higiene não impede a criança de brincar e se divertir
Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e nossa higiene pessoal
Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável
Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidades em relação à sua higiene e saúde
Nossas crianças têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento
O espaço externo dos Centros de Educação Infantil e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações
Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças
Lutamos para melhorar as condições de saneamento nas vizinhanças dos Centros de Educação Infantil
Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças
Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças
Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode freqüentar o Centros de Educação Infantil
Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro
Procuramos orientação especializada para o caso de crianças com dificuldades físicas, psico-afetivas ou problemas de desenvolvimento
Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo
O cuidado com a higiene não impede a criança de brincar e se divertir
Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e nossa higiene pessoal
6.TODA CRIANÇA COM UMA ALIMENTAÇÃO SADIA
Preparamos os alimentos com capricho e carinho
Nossas crianças têm direito a um ambiente tranqüilo e agradável para suas refeições
Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades
Permitimos que meninos e meninas participem de algumas atividades na cozinha, sempre que possível
Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças
Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada
Incentivamos as crianças maiorzinhas a se alimentarem sozinhas
A água filtrada está sempre acessível às crianças
Incentivamos a participação das crianças na arrumação das mesas e dos utensílios, antes e após as refeições
Nossa cozinha é limpa e asseada
Nossa despensa é limpa, arejada e organizada
Valorizamos o momento da mamadeira, segurando no colo os bebês e demonstrando carinho para com eles
Ajudamos os pequenos na transição da mamadeira para a colher e o copo
Procuramos sempre incluir alimentos frescos nos cardápios
Procuramos manter uma horta, mesmo pequena, para que as crianças aprendam a plantar e cuidar das verduras
As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas
Preparamos os alimentos com capricho e carinho
Nossas crianças têm direito a um ambiente tranqüilo e agradável para suas refeições
Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades
Permitimos que meninos e meninas participem de algumas atividades na cozinha, sempre que possível
Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças
Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada
Incentivamos as crianças maiorzinhas a se alimentarem sozinhas
A água filtrada está sempre acessível às crianças
Incentivamos a participação das crianças na arrumação das mesas e dos utensílios, antes e após as refeições
Nossa cozinha é limpa e asseada
Nossa despensa é limpa, arejada e organizada
Valorizamos o momento da mamadeira, segurando no colo os bebês e demonstrando carinho para com eles
Ajudamos os pequenos na transição da mamadeira para a colher e o copo
Procuramos sempre incluir alimentos frescos nos cardápios
Procuramos manter uma horta, mesmo pequena, para que as crianças aprendam a plantar e cuidar das verduras
As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas
7.TODA CRIANÇA DESENVOLVENDO SUA CURIOSIDADE, IMAGINAÇÃO E CAPACIDADE DE EXPRESSÃO.
Nossas crianças têm direito de aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza
Valorizamos nossas crianças quando tentam expressar seus pensamentos, fantasias e lembranças
Nossas crianças têm oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos
Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches
Nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila
Nossas crianças têm direito de ouvir e contar histórias
Nossas crianças têm direito de cantar e dançar
Nossas crianças têm livre acesso a livros de história, mesmo quando ainda não sabem ler
Procuramos não deixar as perguntas das crianças sem resposta
Quando não sabemos explicar alguma coisa para as crianças, sempre que possível procuramos buscar informações adequadas e trazê-las posteriormente para elas
Sempre ajudamos as crianças em suas tentativas de compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta
Não reprimimos a curiosidade das crianças pelo seu corpo
Não reprimimos a curiosidade sexual das crianças
Bebês e crianças bem pequenas aproveitam a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências
Crianças maiores aprendem muito observando e ajudando a cuidar de bebês e crianças pequenas
Não deixamos nossas crianças assistindo televisão por longos períodos
As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças
Nossas crianças têm direito de aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza
Valorizamos nossas crianças quando tentam expressar seus pensamentos, fantasias e lembranças
Nossas crianças têm oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos
Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches
Nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila
Nossas crianças têm direito de ouvir e contar histórias
Nossas crianças têm direito de cantar e dançar
Nossas crianças têm livre acesso a livros de história, mesmo quando ainda não sabem ler
Procuramos não deixar as perguntas das crianças sem resposta
Quando não sabemos explicar alguma coisa para as crianças, sempre que possível procuramos buscar informações adequadas e trazê-las posteriormente para elas
Sempre ajudamos as crianças em suas tentativas de compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta
Não reprimimos a curiosidade das crianças pelo seu corpo
Não reprimimos a curiosidade sexual das crianças
Bebês e crianças bem pequenas aproveitam a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências
Crianças maiores aprendem muito observando e ajudando a cuidar de bebês e crianças pequenas
Não deixamos nossas crianças assistindo televisão por longos períodos
As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças
8.TODA CRIANÇA SE MOVIMENTANDO EM ESPAÇOS AMPLOS
Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades
Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol
Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos
Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre
Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera
Os bebês não são esquecidos no berço
Os bebês têm direito de engatinhar
Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos
As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço e/ou cercadinho
Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias de chuva
Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos
Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades ao ar livre com as crianças
Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades
Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol
Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos
Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre
Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera
Os bebês não são esquecidos no berço
Os bebês têm direito de engatinhar
Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos
As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço e/ou cercadinho
Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias de chuva
Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos
Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades ao ar livre com as crianças
9.TODA CRIANÇA RECEBENDO PROTEÇÃO, AFETO E AMIZADE.
Nossas crianças sabem que são queridas quando percebem que suas famílias são bem-vindas e respeitadas no Centro de Educação Infantil
Nosso Centro de Educação Infantil respeita as amizades infantis
Nosso Centro de Educação Infantil valoriza a cooperação e a ajuda entre adultos e crianças
Nossas crianças encontram conforto e apoio nos adultos sempre que precisam
Procuramos entender porque a criança está triste ou chorando
Procuramos ajudar as pessoas da equipe quando enfrentam problemas pessoais sérios
Procuramos não interromper bruscamente as atividades das crianças
Evitamos situações em que as crianças se sintam excluídas
Evitamos comentar assuntos relacionados com as crianças e seus familiares na presença delas
Nossas crianças, mesmo quando brincam autonomamente, não ficam sem a proteção e o cuidado dos adultos
Conversamos e brincamos com os bebês quando estão acordados
Nossas crianças recebem atenção quando nos pedem ou perguntam alguma coisa
Procuramos proteger as crianças de eventuais agressões dos colegas
Ajudamos as crianças a desenvolver seu auto-controle e aprender a lidar com limites para seus impulsos e desejos
Explicamos as crianças os motivos para comportamentos e condutas que não são aceitos no Centro de Educação Infantil
Nunca deixamos de procurar entender e tomar providências quando nossas crianças aparecem no Centro de Educação Infantil machucadas e amedrontadas
Nossas crianças sabem que são queridas quando percebem que suas famílias são bem-vindas e respeitadas no Centro de Educação Infantil
Nosso Centro de Educação Infantil respeita as amizades infantis
Nosso Centro de Educação Infantil valoriza a cooperação e a ajuda entre adultos e crianças
Nossas crianças encontram conforto e apoio nos adultos sempre que precisam
Procuramos entender porque a criança está triste ou chorando
Procuramos ajudar as pessoas da equipe quando enfrentam problemas pessoais sérios
Procuramos não interromper bruscamente as atividades das crianças
Evitamos situações em que as crianças se sintam excluídas
Evitamos comentar assuntos relacionados com as crianças e seus familiares na presença delas
Nossas crianças, mesmo quando brincam autonomamente, não ficam sem a proteção e o cuidado dos adultos
Conversamos e brincamos com os bebês quando estão acordados
Nossas crianças recebem atenção quando nos pedem ou perguntam alguma coisa
Procuramos proteger as crianças de eventuais agressões dos colegas
Ajudamos as crianças a desenvolver seu auto-controle e aprender a lidar com limites para seus impulsos e desejos
Explicamos as crianças os motivos para comportamentos e condutas que não são aceitos no Centro de Educação Infantil
Nunca deixamos de procurar entender e tomar providências quando nossas crianças aparecem no Centro de Educação Infantil machucadas e amedrontadas
10.TODA CRIANÇA EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS
Nossas crianças têm direito à alegria e à felicidade
Nossos meninos e meninas têm direito a expressar tristeza e frustração
Procuramos ensinar meninos e meninas como expressar e lidar com seus sentimentos e impulsos
Procuramos sempre enfrentar as reações emocionais das crianças com carinho e compreensão
Procuramos sempre entender as reações das crianças e buscar orientação para enfrentar situações de conflito
O bem-estar físico e psicológico das crianças é um de nossos objetivos principais
Ajudamos as crianças a desenvolver sua autonomia
Sempre conversamos com as crianças sobre suas experiências em casa e no bairro
Nossas crianças podem, sempre que querem, procurar e ficar perto de seus irmãozinhos que também estão no Centro de Educação Infantil
Nossas crianças expressam seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatizações
A manifestação de preconceitos de raça, sexo ou religião nos mobiliza para que procuremos incentivar atitudes e comportamentos mais igualitários no Centro de Educação Infantil.
Nossas crianças têm direito à alegria e à felicidade
Nossos meninos e meninas têm direito a expressar tristeza e frustração
Procuramos ensinar meninos e meninas como expressar e lidar com seus sentimentos e impulsos
Procuramos sempre enfrentar as reações emocionais das crianças com carinho e compreensão
Procuramos sempre entender as reações das crianças e buscar orientação para enfrentar situações de conflito
O bem-estar físico e psicológico das crianças é um de nossos objetivos principais
Ajudamos as crianças a desenvolver sua autonomia
Sempre conversamos com as crianças sobre suas experiências em casa e no bairro
Nossas crianças podem, sempre que querem, procurar e ficar perto de seus irmãozinhos que também estão no Centro de Educação Infantil
Nossas crianças expressam seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatizações
A manifestação de preconceitos de raça, sexo ou religião nos mobiliza para que procuremos incentivar atitudes e comportamentos mais igualitários no Centro de Educação Infantil.
11.TODA CRIANÇA RECEBENDO UMA ESPECIAL ATENÇÃO DURANTE SEU PERÍODO DE ADAPTAÇÃO À CRECHE E PRÉ-ESCOLA
As crianças recebem nossa atenção individual quando começam a freqüentar o Centro de Educação Infantil
As mães e os pais recebem uma atenção especial para ganhar confiança e familiaridade com o Centro de Educação Infantil
Nossas crianças têm direito à presença de um de seus familiares no Centro de Educação Infantil durante seu período de adaptação
Nosso planejamento reconhece que o período de adaptação é um momento muito especial para cada criança, sua família e seus educadores
Nosso planejamento é flexível quanto a rotinas e horários para as crianças em período de adaptação
Nossas crianças têm direito de trazer um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação ao Centro de Educação Infantil: uma boneca, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro
Criamos condições para que os irmãozinhos maiores que já estão no Centro de Educação Infantil ajudem os menores em sua adaptação à creche
As mães e os pais são sempre bem-vindos ao Centro de Educação Infantil
Reconhecemos que uma conversa aberta e franca com as mães e os pais é o melhor caminho para superar as dificuldades do período de adaptação
Observamos com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação
Nunca deixamos crianças inseguras, assustadas, chorando ou apáticas, sem atenção e carinho
Nossas crianças têm direito a um cuidado especial com sua alimentação durante o período de adaptação
Observamos com cuidado a saúde dos bebês durante o período de adaptação
As crianças recebem nossa atenção individual quando começam a freqüentar o Centro de Educação Infantil
As mães e os pais recebem uma atenção especial para ganhar confiança e familiaridade com o Centro de Educação Infantil
Nossas crianças têm direito à presença de um de seus familiares no Centro de Educação Infantil durante seu período de adaptação
Nosso planejamento reconhece que o período de adaptação é um momento muito especial para cada criança, sua família e seus educadores
Nosso planejamento é flexível quanto a rotinas e horários para as crianças em período de adaptação
Nossas crianças têm direito de trazer um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação ao Centro de Educação Infantil: uma boneca, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro
Criamos condições para que os irmãozinhos maiores que já estão no Centro de Educação Infantil ajudem os menores em sua adaptação à creche
As mães e os pais são sempre bem-vindos ao Centro de Educação Infantil
Reconhecemos que uma conversa aberta e franca com as mães e os pais é o melhor caminho para superar as dificuldades do período de adaptação
Observamos com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação
Nunca deixamos crianças inseguras, assustadas, chorando ou apáticas, sem atenção e carinho
Nossas crianças têm direito a um cuidado especial com sua alimentação durante o período de adaptação
Observamos com cuidado a saúde dos bebês durante o período de adaptação
12.TODA CRIANÇA DESENVOLVENDO SUA IDENTIDADE CULTURAL, RACIAL E RELIGIOSA.
Nossas crianças têm direito a desenvolver sua auto-estima
Meninos e meninas têm os mesmos direitos e deveres
Nossas crianças, negras e brancas, aprendem a gostar de seu corpo e de sua aparência
Respeitamos crenças e costumes religiosos diversos dos nossos
Nossas crianças não são discriminadas devido ao estado civil ou à profissão de seus pais
A creche é um espaço de criação e expressão cultural das crianças, das famílias e da comunidade
Nossas crianças, de todas as idades, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira: carnaval, festas juninas, natal, datas especiais de nossa história
Nossas crianças visitam locais significativos de nossa cidade, sempre que possível: parques, museus, jardim zoológico, exposições
Nossas crianças visitam locais significativos do bairro, sempre que possível: a padaria, uma oficina, a praça, o corpo de bombeiros, um quintal
Estimulamos os pais a participar ativamente de eventos e atividades no Centro de Educação Infantil
Nossas crianças têm direito a desenvolver sua auto-estima
Meninos e meninas têm os mesmos direitos e deveres
Nossas crianças, negras e brancas, aprendem a gostar de seu corpo e de sua aparência
Respeitamos crenças e costumes religiosos diversos dos nossos
Nossas crianças não são discriminadas devido ao estado civil ou à profissão de seus pais
A creche é um espaço de criação e expressão cultural das crianças, das famílias e da comunidade
Nossas crianças, de todas as idades, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira: carnaval, festas juninas, natal, datas especiais de nossa história
Nossas crianças visitam locais significativos de nossa cidade, sempre que possível: parques, museus, jardim zoológico, exposições
Nossas crianças visitam locais significativos do bairro, sempre que possível: a padaria, uma oficina, a praça, o corpo de bombeiros, um quintal
Estimulamos os pais a participar ativamente de eventos e atividades no Centro de Educação Infantil
Organizado por Fúlvia Rosemberg e Maria Malta Campos (1995). Adaptado por Luciana Fiel (2008).
EDUCAÇÃO INFANTIL
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.
A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência. O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência sugerem-se algumas dicas de como proceder no mundo infantil:
A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência. O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência sugerem-se algumas dicas de como proceder no mundo infantil:
• Buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança; • No período em que a criança estiver no Jardim de Infância, passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, apesar de estar passando por um processo de educação e aprendizagem, não se sinta educada formalmente.
• Criar hábitos de correção com suavidade e fineza.
• Ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade.
• Preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização.
• Observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado.
• Ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, porém busque a melhor forma de realizar, fazendo com que a criança tenha consciência do erro. Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.
• Criar hábitos de correção com suavidade e fineza.
• Ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade.
• Preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização.
• Observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado.
• Ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, porém busque a melhor forma de realizar, fazendo com que a criança tenha consciência do erro. Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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