sexta-feira, novembro 18, 2011


Os Desafios da Educação Infantil

2

(imagem divulgação)


A educação das crianças de zero a 6 anos em estabelecimentos específicos de educação infantil vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa,seja pelos argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento da criança.


Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há "janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo ou experiência sobre a inteligência do que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano.


Atuar como professor com alunos da Educação Infantil é um desafio cada vez mais instigante.Crianças na faixa etária de 0 a 6 anos representam um mundo de possibilidades.Elas estão prontas para desabrochar para a vida e a espera de um ambiente sócio-educativo que dê condições para que este processo de desenvolvimento e criatividade aflore.


Considerando que esses fatores continuam presentes, e até mais agudos nesses anos recentes, é de supor que a educação infantil continuará conquistando espaço no cenário brasileiro como uma necessidade social.


Se debruçarmos sobre a história da Educação Infantil no Brasil, veremos que durante décadas a mesma foi tratada com desprezo e desatenção. Achava-se que cuidar de crianças se limitava a abrigá-las, vestí-las e alimentá-las. Felizmente hoje temos uma nova concepção do que seja cuidar e educar crianças nessa faixa etária.


Para darmos continuidade a este novo cenário é bom refletir um pouco mais sobre a responsabilidade e o desafio apaixonante que é ser educador, mediador do processo de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade.


Por que é nessa idade, precisamente, que os estímulos educativos têm maior poder de influência sobre a formação da personalidade e desenvolvimento da criança.



A Educação Infantil inaugura a vida do individuo.


Nota: Revista Educação adaptado Regina Gregório

2 comentários:

Isanete disse...

Tem razão a educação infantil merece todo o cuidado e atenção. Excelente observação, nessa fase forma-se a personalidade, portanto, é fundamental que a crianças esteja envolvida em um ambiente onde haja respeito, compreensão e convívio social, para que possa construir sua personalidade.

cantinho da mami disse...

Olá, Minha xará Márcia, vim agradecer e retribuir a visita. Seu trabalho é lindo, parabéns pelo Blog! Já estou te seguindo também! Aproveito para lhe oferecer o meu selinho e o miminho de comemoração de 62 mil visitas. Fique com Deus! bjs no coração! Márcia Valéria.

Postar um comentário