segunda-feira, março 19, 2012


OS 10 SEGREDOS DO SUCESSO NA ESCOLA

1


1-Os magníficos 4Ps (Pais, Professores, Pediatras e Psicólogos)

Os 4Ps significam os “especialistas” que podem ser determinantes para o sucesso escolar do seu filho: os pais (a família) cujo papel assume particular relevância na criação de condições para o bom aproveitamento escolar; os professores pela sua intervenção como agentes de ensino e alargamento dos horizontes dos alunos; os pediatras porque podem aconselhar na promoção e proteção da saúde dos nossos filhos; e, finalmente, os psicólogos cujo ação pode ser decisiva para combater medos, ansiedades e outras formas de bloqueio a uma boa aprendizagem.

2-Palavra de ordem: motivação!

O cérebro funciona muito melhor quando gostamos daquilo que fazemos.
O mesmo acontece nas aprendizagens: a atenção, a compreensão, o raciocínio e a memória são estimulados pelas emoções positivas. É importante que o seu filho, seja qual for a sua idade, sinta prazer em andar na escola e ali aprender novas matérias, habilidades e competências, uma conquista do progresso da humanidade. Esta perspectiva opera, por vezes verdadeiros milagres na atitude das crianças em relação ao papel da escola!

3-Mantenha o seu filho saudável!

Aprender bem e com prazer é mais fácil quando os nossos filhos estão de boa saúde. Todos os estados, orgânicos e psicológicos, que contribuam para a sensação de bem estar aumentam em 50% a capacidade de aprender e a aquisição de novas habilidades como ler, escrever, calcular, etc. Aconselhe-se com o pediatra e tome medidas para que a retaguarda da vida de seu filho esteja protegida. Tenha especial atenção a doenças crônicas (asma, etc.), eventuais problemas cardiovasculares (50% das nossas crianças correm algum tipo de risco nessa matéria!) e hiperatividade. Mantenha as vacinas em dia e o controle do stress (um dos grandes inimigos da saúde é o stress e muitas crianças são alvos de problemas orgânicos devido a esse fator).

4-Não descuide da alimentação!

O cérebro consome 20 a 25% da energia fornecida pelos nutrientes que nos chegam através da alimentação. Isto significa que uma dieta saudável e equilibrada, baseada em refeições com menos sal, menos açúcar e menos gorduras saturadas, é indispensável para um cérebro que vai precisar de muito esforço. Na alimentação – que inclui a repartição equilibrada das horas de comer – reside mais de 30% dos fatores que auxiliam nas novas aprendizagens e na retenção das antigas.

5-O sono trabalha para a memória!
Hoje sabe-se que uma boa noite de sono (de 8 a 10 horas) é condição indispensável para a fixação das novas memórias (novas aprendizagens). Noites mal dormidas reduzem drasticamente a capacidade de concentração e, como consequência, os nossos filhos sentem-se fadigados nas aulas, desatentos e desinteressados. Seja firme na fixação do horário para deitar.

6-Gerir o tempo do estudo!

As crianças passam cada vez mais tempo na escola e as aulas são longas, para além dos TPCs (trabalhos para casa) e outras atividades que vão aumentando em número e variedade à medida que o percurso escolar avança. Há crianças que não aprendem a serem organizadas e estudam sob stress provocado pela confusão de manuais, cadernos e trabalhos que tem de gerir sozinhos. Em casa, devem estudar por período de 10 a 20 minutos, seguidos de intervalos de 5 a 10 minutos para que o cérebro tenha tempo de assimilar toda a nova informação. Muitas das dificuldades de aprendizagem residem simplesmente na falta de organização.

7-Controlar a ansiedade!

Estes são 2 perigosos inimigos de quem esta envolvido a aprender e ser sujeito regularmente a avaliações. O stress e ansiedade podem paralisar completamente a capacidade de aprender e sobretudo de recordar conhecimentos já adquiridos. Ensine seu filho a gerir o stress através da respiração, da meditação e de algum exercício físico que promova o relaxamento. Pode inscrevê-lo num centro de ioga para crianças, num grupo coral, numa escola de teatro ou de dança. Peça também ajuda a um psicólogo se sentir que lhe pode ser útil (tenha em agenda o nome e os contactos de um psicólogo de referência tal como o faz com o pediatra).

8-Incentive mais o trabalho do que o talento!

Estudos recentes sugerem que a Inteligência e o talento não constituem as chaves do sucesso na vida e também na escola. Na maioria dos casos de gente famosa em várias áreas de atividade verificou que é o trabalho árduo, a dedicação apaixonada e a chamada “aplicação deliberada” que conduzem ao êxito mais que uma mente sobredotada, onde a inteligência e o talento se destacam. Assim, procure incutir no eu filho hábitos de trabalho e aplicação nos estudos, mais do que confiar na sua habitual mente brilhante e talentosa.

9-Não ignore a escola

Existe, muitas vezes, um grande divórcio entre os pais os professores . Ora é necessário que os pais sigam atentamente a evolução acadêmica e comportamental dos filhos na escola, o que obriga a que não faltem às reuniões regulares que os professores agendam. Se possível, faça parte também da Associação de Pais existente na escola e seja interventivo. O seu filho sentir-se-á mais apoiado de perceber que os pais estão “com ele” na escola e que estão ali para ajudar e não para o “controlar” ou censurar.

10-Consulte o psicólogo

Mesmo que tudo pareça estar bem com o seu filho, marque, pelo menos uma vez por ano, uma consulta com um especialista em psicologia para que este possa fazer uma avaliação geral e forneça –lhe um diagnóstico da saúde mental e emocional. Através dessa avaliação poderá descobrir aspectos interessantes e úteis para uma melhor compreensão do seu filho e receber dicas que ajudem à evolução da criança. Não é por acaso que os médicos pediatras sugerem, cada vez mais, uma avaliação psicológica geral às crianças mesmo que tudo pareça estar normal.


Nelson S. Lima
Instituto da Inteligência.

1 comentários:

Marcia disse...

Querida,
Passando para conferir as regras para nossa parceria BLOGUEIRAS UNIDAS e não visualizamos em seu perfil se está seguindo o blog
www.listadedivulgacaoblogueirasunidas.blogspot.com, e tem que escolher 5 grupos de seu interesse,favor verificar e nos avisar nos comentários do blog http://listadedivulgacaoblogueirasunidas.blogspot.com
para prosseguirmos nossa parceria .
Obrigada!
Abraços!
Siglea & Marcia - Blogueiras Unidas

Postar um comentário