terça-feira, janeiro 08, 2013


A publicidade infantil deve ser discutida em sala de aula

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"O teólogo e escritor Frei Betto acredita que os efeitos negativos dos anúncios publicitários infantis, principalmente televisivos, deveriam ser tratados pelos currículos das escolas brasileiras.
A opinião foi defendida no debate sobre “Infância, Valores e Sustentabilidade”, organizado pelo Instituto Alana.

Para ele, a publicidade utiliza a erotização precoce para seduzir as crianças a consumir produtos desde cedo. Quando se tornam consumistas entre os quatro e cinco anos, ocorre o fenômeno da “esquizofrenia”, por estarem biologicamente infantis, mas psicologicamente adultos.

Dentro desse contexto, a criança que passa mais de três horas por dia na frente da TV transfere seu universo onírico para a telinha."

Para tentar minimizar esses efeitos negativos, Frei Betto defende que o tema seja discutido nas escolas, mas também em casa, espaço de debate fundamental para a formação do indivíduo. Nesse sentido, questiona os pais que preferem levar seus filhos ao shopping center, estimulando o consumismo, do que ir ao parque ou em lugares próximos à natureza.

“A experiência humana é construída com valores que, na minha opinião, são o problema mais profundo do sistema atual em que vivemos. Temo que o paradigma principal desse momento é o do mercado, em que os únicos princípios que importam são os que promovem a acumulação de riqueza”, lamenta.


1 comentários:

marquecomx disse...

Olá Multiplicadora Márcia, que bom que faz parte da família dos Educadores Multiplicadores!

Em breve seu blog será publicado.

Ah! Os banners que você colocou não "respondem", ou seja, não tem como alguém clicar e ir ao blog Educadores ou o Marquecomx. Veja o que houve.

Forte abraço, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agora é aguardar.

Irivan

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