COISA DE CRIANÇA?
Predileção de meninos por
itens do universo feminino faz parte do crescimento infantil
Veja como os pais devem
lidar com essa situação
Brinquedo ajuda a criança a
desenvolver habilidades
Meninas brincam de bonecas e
meninos gostam de carrinhos, certo? Mas, se o interesse de uma criança foge
desse padrão, tido pela sociedade como normal, não é preciso se
preocupar.
A predileção de meninos por
artigos do universo feminino é comum até aproximadamente os oito anos de idade –
época em que a criança ainda não entende os valores sociais.
“Esse interesse é normal e não
quer dizer que ele tenha uma tendência homossexual, mas sim que é curioso e que
deseja conhecer o que o rodeia. É por meio da brincadeira que a criança
desenvolve suas habilidades físicas e motoras”, explica Teresa Ferreira,
psicopedagoga da Unifesp.
Respeitar a criança e
participar da brincadeira com naturalidade são as recomendações da especialista
para os familiares. “Geralmente os pais têm mais dificuldade para lidar com essa
realidade do que as mães. Punir não é a solução, pois na escola o menino também
terá acesso aos mesmos objetos”, diz Teresa.
A curiosidade da criança
também é determinada pelos exemplos que recebe em casa. Se hoje o pai participa
das tarefas domésticas, é normal que seus filhos sigam o modelo, o que é
positivo futuramente para a criança.
MENINO
BONECA
Para especialistas, os pais
não devem reprimir ou brigar com os meninos que apresentam algum interesse por
brinquedos ou itens tipicamente femininos, como bonecas e artigos de
casinha.
“Independentemente do objeto
usado, a brincadeira estimula o desenvolvimento da criança. Os pais devem
participar da brincadeira, e não proibi-la, pois o interesse por itens femininos
é normal durante a infância, até os sete e oito anos de idade”, diz
Teresa.
O exemplo dos pais é um dos
fatores que influenciam o interesse do menino. Uma alternativa é introduzir à
rotina da criança atividades masculinas. “O contato do pai com o filho é
importante. Como muitas vezes isso acontece com pouca frequência em algumas
famílias, recomendo que esse contato seja intensificado nos finais de semana,
por exemplo”, diz a psicopedagoga.
MENINA
MOLECA
Jogar futebol ou subir em
árvores também não são brincadeiras só de meninos. “Hoje as escolas incentivam a
prática de esportes para as meninas, inclusive modalidades tradicionalmente
masculinas. E isso não quer dizer que elas perderão sua feminilidade,
principalmente se a criança gosta do que está fazendo”, explica
Teresa.
HORA DE
BRINCAR
Além de divertir a criança, o
brinquedo pode ser um objeto de aprendizado. Durante a brincadeira, o pequeno
desenvolve a fala, conhece formas geométricas, cores e números de forma
lúdica.
Ao receber diferente
estímulos, seja na escola, seja em casa ou numa brincadeira, a criança assimila
informações com mais facilidade. Filmes e livros também ajudam no
desenvolvimento infantil.
Indicação de filmes que
reforçam o tema aqui discutido:
O filme francês “Minha Vida em
Cor-de-Rosa”, de Alain Bertiner, conta a história de Ludovic, um menino que
acredita ser uma menina e lida com a rejeição dos pais e amigos.
Em “Tomboy”, longa francês de
Celine Scianma, Laurie passa a se vestir e agir como um menino.
Brinquedos recomendados por
faixa-etária:
0 a 12 meses – Brinquedos
coloridos, sonoros e de fácil manipulação
1 a 3 anos – brinquedos que
estimulem a locomoção e equilíbrio. Brinquedos para empurrar e puxar, blocos para
empilhar e encaixar, bonecos grandes, triciclo, peão
3 a 5 anos – Brinquedos que
estimulem a fantasia. Livros de histórias ilustrados, massinha de modelar,
fantoches, jogos de montagem, fantasias e livros para pintar
5 a 7 anos – Brinquedos que
estimulem a alfabetização. Livros com textos curtos, quebra-cabeça, bonecas e
carrinhos menores
7 a 10 anos – Atividades mais
complexas e que envolvam o raciocínio lógico. Kits de profissões, como mecânico
ou médico, skate, patins, bicicleta, pipa e jogos com regras mais
complexas
Fonte: Jornal Metro São
Paulo – sexta-feira, 11 de maio de 2012 – Marianna Pedrozo
4 comentários:
Olá Márcia@
Vim retribuir e agradecer sua visita. Obrigada por estar seguindo meu blog. Uma abordagem excelente e muito bem fundamentada. Parabéns!Beijos!gracita
Olá Márcia, como vai?
Vejo que o Educadores Multiplicadores já segue seu excelente blog e deve ter deixado o convite para participar da família dos Multiplicadores como a Gracita, Multiplicada. Quando quiser divulgar seu blog e se juntar aos mais de 100 amigos professores fique a vontade, é só cadastrar seu blog gratuitamente.
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html
Fiquemos na Paz de Deus e até breve
Olá minha querida adorei conhecer seu
espaço tão gratificante, bom mesmo, já
vou ficando para ver melhor
Deixo um abraço com carinho
Bjuss
Rita!!!!
http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/
Oi!
Gostei da postagem...direta e objetiva.É bom termos acesso a eses tipos de situações na infância de meninos e meninas.
Criança precisa aprenderno coletivo,aguçar sua curiosidade e ter iniciativa na hora de bnrincar.
Um abraço.
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